Evento reúne motoboys e motofretistas na CMSP para discutir a situação da categoria
Nesta sexta, 13/09, o vereador Gilberto Nascimento Jr e o deputado federal Gilberto Nascimento receberam, na Câmara Municipal de São Paulo, motoboys e motofretistas,além de representantes do Sindimoto para discutir a situação da categoria. O objetivo principal era tratar da isenção de impostos na aquisição de motocicletas, mas o debate foi muito mais amplo e girou em torno das dificuldades pelas quais passa a categoria, como a desvalorização dos serviços pelos aplicativos, o alto risco da profissão e as dificuldades impostas pela regularização (placa vermelha) e fiscalização determinadas pela prefeitura.


Gil Almeida dos Santos (presidente) e Rodrigo Carlos Ferreira da Silva, (diretor), do Sindimoto, contribuíram com o debate ao apresentar dados alarmantes sobre as condições de trabalho dos motoboys e motofretistas. De acordo com o diretor do Sindimoto, o trabalho deles está entre os 04 mais perigosos em um universo de 17 mil profissões. Ele questionou: “Nossas leis só penalizam os motociclistas na rua e os clientes. E as empresas? E os aplicativos?”

Vários motoboys presentes quiseram se manifestar; os depoimentos foram fortes e emocionados. Um deles disse: “Tenho 20 anos de experiência como motoboy, não sei fazer outra coisa da vida, mas a fiscalização na cidade de SP está acabando com minha possibilidade de trabalhar porque não tenho dinheiro pra regularizar.”


Muitos falaram sobre as condições precárias de trabalho imposta pelos aplicativos. Um dado que foi recebido com espanto foi a redução de 10 vezes o valor do quilômetro rodado, que hoje vale R$, 049. “A tecnologia é boa, mas tem que ter regras para esses aplicativos, pois estão acabando com a profissão. Peço ao vereador e ao deputado que olhem pela nossa categoria, por favor!!”, pediu Érik.


O deputado Gilberto Nascimento encerrou o evento: “Vim aqui ouvir e saio muito angustiado pela situação da categoria. É a primeira vez que ouço a realidade dos motoboys e motofretistas nas ruas e me coloco à disposição de vocês para tentar reduzir esse sofrimento. Não é possível que as empresas lucrarem milhões ou bilhões em cima dá precarização e da miséria. Contem comigo!”
O vereador Gilberto Nascimento se comprometeu a dar continuidade a esse debate, falar com o prefeito e com todas as instâncias na cidade de São Paulo para ajudar a categoria.

Telefone:  (11) 3396-4405

Email: 

vereadorgilbertonascimento@camara.sp.gov.br

Viaduto Jacareí, 100 | Cep: 01319-900

 4° andar | Sala 415 | Bela Vista | São Paulo - SP

INSTAGRAM.png
TWITTER.png

PARTICIPE ! O MANDATO NÃO É MEU, É NOSSO!

ENVIE-NOS SEU FEEDBACK
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos